A busca das empresas brasileiras por crédito caiu 2,3% em abril no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. A primeira retração de 2022 foi marcada especialmente pelos negócios de médio porte, com redução de 5,9%. Confira os dados na íntegra nos gráficos abaixo:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o aumento contínuo da taxa Selic começou a afetar as decisões das empresas. ‘O encarecimento da taxa de juros causou um esfriamento econômico que desencoraja os empreendedores a buscarem por crédito devido ao receio de aumentarem seus níveis de endividamento. Essa postura já era esperada, uma vez que que a retomada econômica ainda não aconteceu e os empresários continuam tendo seus fluxos de caixas afetados negativamente’.
Ainda na análise ano a ano, todos os setores tiveram a primeira diminuição na demanda por crédito de 2022, com destaque para o segmento de Comércio, que caiu 2,8%. Os empreendimentos da área de Serviços marcaram queda de 1,9% e as Indústrias, de 0,9%.
Sobre o recorte regional, o índice revelou baixas em todo o país, exceto para o Norte e Nordeste, que tiveram aumentos leves de 1,4% e 0,9%, respectivamente. Em ordem decrescente estão: Centro-Oeste (-6,0%), Sul (-5,1%) e Sudeste (-1,7%).
(Redação – Indicadores Econômicos)